terça-feira, 15 de setembro de 2009

Rosh Hashaná e Yom Kipur - Iamim Noraim
David Gorodovits

Ao se aproximarem os dias de Rosh Hshaná e Yom Kipur, quando dedicamos mais tempo a nossas reflexões sobre nosso comportamento e sobre as resoluções que pretendemos cumprir no ano que se vai iniciar, é importante lembrar que é fundamental a coerência entre o que pensamos ou afirmamos e nosso comportamento, ou seja pensamento sem ação nada constrói.
Isto está bem exposto no texto do capitulo de Isaias que lemos como Haftará na manhã de Yom Kipur, que segue abaixo.

Isaias Capitulo LVIII

Clama em alta voz, não te contenhas; que ela soe forte como o som do shofar e anuncia, desta forma, a meu povo sua transgressão e a Casa de Jacó seus pecados. Contudo, diariamente fingem buscar pôr Mim, e parecem se deliciar no conhecimento de meus caminhos; como se formassem uma nação que praticou justiça e não se afastou das leis de seu Deus; pedem que lhes transmita Seus justos mandamentos como se tivessem prazer em d’Ele se aproximar. (Eles perguntam) “Porque não percebes que temos praticado jejuns ? Porque não tomas conhecimento de quanto temos afligido nossas almas?” (E D us responde) Vede porem, que no dia de vosso jejum, prosseguis com vosso trabalho e exigis todas as tarefas de vossos servidores. Vós jejuais entre contendas e rixas e continuais a ferir com punho iníquo. Não jejuais, como corresponde a este dia, para que vossa voz se possa ouvir no alto. Por acaso, será este o jejum que eu escolhi, o dia em que meramente humilhais vossa alma? Consistirá apenas em inclinar a cabeça como junco e estender sob se, saco e cinza ? Porventura considerais isto um jejum, e um dia aceitável ao Eterno? Mas, eis o jejum que prefiro - quebrar os grilhões da injustiça, desatar os liames do jugo, libertar os que estão oprimidos, e terminar com toda a escravidão; Certamente, repartir o pão com o faminto, recolher em casa os infelizes sem abrigo; vendo alguém nu, vesti-lo e jamais te esconderes daqueles que são a tua própria carne. Então, romperá a tua luz como a aurora, tua cura brotará, tua justiça irá adiante de ti e a gloria do Senhor te seguirá. Clamarás então ao Senhor e Ele te responderá: suplicarás e Ele dirá: Eis-Me aqui. Se tirares do meio de ti, toda a opressão, o gesto violento e a palavra ofensiva, se abrires teu coração ao faminto, e fartares a alma aflita, então a tua luz nascerá nas trevas, e mesmo tua escuridão, brilhará como o sol do meio dia. O Senhor te Guiará continuamente, Alegrará tua alma, Fortificará teu corpo e serás como um jardim florido, como um manancial cujas águas são inexauríveis. Teus descendentes edificarão os lugares que estiverem desolados. Lançarás os fundamentos de muitas gerações e chamar-te-ão restaurador dos caminhos. Se deixares de espezinhar o Sábado, e te abstiveres de teus negócios, em meu Santo Dia, se chamares ao sábado deleitoso, abençoado pôr Hashem, e o honrares, não seguindo teus próprios caminhos, te empenhando em teu trabalho, ou te envolvendo em discussões, então te deleitarás no Eterno. Farei com que cavalgues sobre as alturas da terra e te proverei da herança de teu pai Jacó. Assim falou o Eterno.

Não há necessidade de comentários para perceber o profundo significado das palavra de Isaias, que parecem ter sido dirigidas a nossa geração.
Estamos no mês de Elul, em preparação para comparecer o julgamento em Rosh Hashná e receber a sentença em Yom Kipur.
Que saibamos tomar decisões e agir em coerência com nossas resoluções para merecermos nos deleitarmos no Eterno e sermos, então, inscritos para um ano de Saúde e Bênçãos de Felicidade e Paz de Alegria e Regozijo, de Sucesso e Prosperidade.
Shana Tova U metuká.

3 comentários:

  1. Oi tudo bem?

    Bem, me chamo Thiago, gosto muito do Judaismo,e gostaria de saber se posso frequentar alguma palestra, centro, saber mais.

    Sou do Rj, capital.

    agradeço o tempo

    Obrigado

    thiagoglbr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Hello! Why you stopped posting on his blog?

    I wish peace for you.

    ResponderExcluir